*-*

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Carta Allie para Noah - Livro Diário de uma paixão Nicholas Sparks

Querido Noah,


     Escrevo esta carta à luz de vela enquanto você está dormindo no quarto que compartilhamos desde o dia em que nos casamos. E embora daqui eu não possa ouvir os sons suaves do seu sono, sei que você está aí, e que em breve estarei deitada ao seu lado, como sempre. E sentirei o seu calor e o seu conforto, a sua respiração vai me guiar lentamente para o lugar onde sonho com você e o homem maravilhoso que você é.

     Vejo a chama ao meu lado e ela me faz lembrar de uma outro fogo, décadas atrás, quando vesti suas roupas e sua calça. Naquele momento eu soube que ficaríamos juntos pra sempre, embora no dia seguinte eu tenha hesitado. O meu coração tinha sido capturado, enlaçado por um poeta sulista, e dentro de mim eu sabia que ele sempre tinha sido seu. Quem era eu para questionar um amor que cavalgava estrelas cadentes e rugia como as ondas do mar estalando contras as pedras?Porque era isso que havia entre nós, e que existe ainda hoje.


     Eu me lembro de ter voltado para você no dia seguinte, no dia em que a minha mãe nos visitou. Eu estava com tanto medo, como jamais estivera na vida, porque tinha certeza de que você nunca me perdoaria por te abandonar. Saí do carro trêmula, mas você enxotou para longe todos os meus temores com o seu sorriso e pelo jeito com que me deu a mão. “Que tal um pouco de café?”, foi tudo o que você disse. E nunca mais voltou a falar no assunto. Em todos estes anos que passamos juntos.


     E você também não me fez perguntas quando eu quis ir embora e andar sozinha nos dias seguintes. E quando regressei, com os olhos cheios de lágrimas, você sempre soube em que momento eu precisa que você me abraçasse e quando simplesmente devia me deixar a sós. Eu não sei como você sabia, mas sabia, e você fez tudo ficar mais fácil para mim. Mais tarde, quando fomos à capela e trocamos nossas alianças e fizemos nossos votos, olhei dentro dos seus olhos e soube que tinha tomado a decisão correta. Mas, mais do que isso, eu percebi que tinha sido tola por um dia ter cogitado a idéia de ficar com outra pessoa. Desde então nunca mais hesitei.

     Tivemos uma vida maravilhosa juntos, e penso muito nisso agora. Ás vezes, fecho os olhos e vejo você com salpicos grisalhos nos cabelos, sentado na varanda tocando seu violão enquanto as crianças brincam ao seu redor e batem palmas ao som da música que você cria. As suas roupas estão manchadas por muitas horas de trabalho e você está cansado, e quando eu te ofereço um tempo para relaxar e descansar, você sorri e diz: “É isso que estou fazendo agora”. Acho que o amor que você sente por nossos filhos é algo muito sensual e excitante. “Você é um pai melhor do que imaginava”, eu te digo depois, quando as crianças já estão dormindo. Pouco depois tiramos as nossas roupas e nos beijamos e quase nos perdemos antes de conseguirmos nos enfiar entre os lençóis de flanela.


     Eu amo você por muitas razões, especialmente pelas suas paixões, porque elas sempre foram as coisas mais belas da vida. Amor e poesia e a paternidade e a amizade e a beleza e a natureza. E fico feliz que você tenha ensinado às crianças essas coisas, porque sei que por causa disso a vida delas vai ser melhor. Elas me dizem o quanto você é especial para elas, e toda vez que elas fazem isso eu me sinto a mulher mais sortuda do mundo.


     Você também me ensinou, me inspirou e me apoiou na minha pintura, e nunca vai o quanto isso significou para mim. Agora minhas obras estão expostas em museus e penduradas nas paredes de coleções particulares, e embora tenha havido períodos em que eu ficava em frangalhos e perturbada por causa das exposições e dos críticos, você estava sempre ao meu lado, com palavras bondosas, me incentivando e encorajando. Você entendeu a minha necessidade de ter um estúdio só pra mim, o meu próprio espaço, e viu além da tinta nas minhas roupas e cabelos, e às vezes nos móveis. Sei que não foi fácil. Só um homem de verdade conseguiria fazer isso, Noah, conseguiria viver com uma coisa dessas. E você viveu. Durante 45 anos agora. Anos maravilhosos.

     Você é, ao mesmo tempo, o meu melhor amigo e o meu amante, e não sei de qual lado de você eu gosto mais. Tenho grande estima pelos dois lados, assim como tenho grande estima pela nossa vida juntos. Você tem alguma coisa dentro de você, Noah, algo belo e forte. Bondade, é o que vejo quando olho para você agora, é isso que todo mundo vê. Bondade. Você é o homem mais generoso e sereno que conheço. Deus está com você. Tem de estar, porque com toda a sua delicadeza e paz você é a coisa mais próxima de um anjo que já encontrei na vida.


     Sei que você me achava doida por nos obrigar a escrever a nossa história antes de finalmente deixarmos de vez a nossa casa, mas tenho as minhas razões e agradeço pela sua paciência. E embora você tenha me perguntado, eu nunca te expliquei o porquê, mas agora acho que é hora de você saber.


     Vivemos uma vida que a maioria dos casais nunca chega sequer a conhecer; porém, quando olho para você, fico assustada por saber que tudo isto vai acabar em breve. Porque ambos sabemos quais são os prognósticos e o que isso vai significar para nós. Vejo as suas lágrimas e me preocupo mais com você do que comigo mesma, porque receio a dor pela qual você vai passar. Não tenho palavras para expressar meu sofrimento.


     Por amar você de uma maneira tão profunda, tão incrivelmente intensa, vou descobrir um jeito de voltar para você apesar da minha doença, isso eu prometo. E é aqui que entra nossa história. Quando eu estiver sozinha e perdida, leia esta história – exatamente como você a contou às crianças – e saiba que de alguma maneira eu vou entender que ela é sobre nós. E assim talvez, apenas talvez, encontraremos um jeito de ficarmos juntos outra vez.

     Por favor, não fique irritado comigo nos dias em que não me lembrar de você, e nós dois sabemos que esses dias virão. Saiba que eu amo você, que sempre amarei, e aconteça o que acontecer saiba que eu tive a melhor vida possível. A minha vida com você.


     E se você guardar esta carta para ler outra vez, então acredite no que estou escrevendo agora para você. Noah, onde quer que você esteja e seja qual for a data de hoje, eu te amo. Eu te amo agora enquanto escrevo esta carta, e te amo agora enquanto você está lendo esta carta. E lamento muito se não consigo te dizer isso. Eu te amo profundamente, meu marido. Você é, e sempre foi, o meu sonho.

Allie

4 comentários: